Orientações

Orientações Gerais sobre serviços prestados pelo Hospital da Cidade

 Internação

É o setor onde se realiza o registro de internação e onde devem ser apresentados os seguintes documentos:

  • RG, CPF e carteira do convênio (Certidão de Nascimento, em caso de menores);
  • RG e CPF do responsável;

A diária hospitalar compreende o período entre 10h de um dia até as 10h do dia seguinte e é indivisível.

O paciente tem tolerância de 02 horas após a alta médica, para desocupar o leito. Caso contrário, será cobrado uma percentual de permanência.

Todo paciente só pode ser internado com a presença de um responsável maior de 18 anos.

É necessário que o responsável assine o Termo de Responsabilidade assumindo plena e total responsabilidade pelas despesas não cobertas pelo seu plano de assistência médica.

Em caso de transferência do paciente para a Unidade de Terapia Intensiva, o leito deverá ser imediatamente desocupado pelos acompanhantes, para ser disponibilizado ao setor de internamento.

Nos casos de internamento particular, o paciente/responsável deverá apresentar depósito bancário inicial que poderá ser ajustado a depender do tratamento da sua conta hospitalar.

 Assistência Médica e Multiprofissional

A assistência é formada por Médicos Especializados, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Nutricionistas, Fonoaudiólogos, Psicólogos, Assistentes Sociais, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem que prestam assistência geral e individualizada aos pacientes, respeitando os princípios éticos e legais.

 Serviço Social

O Serviço Social do Hospital da Cidade atende a pacientes e acompanhantes de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e nos sábados, domingos e feriados, das 09h às 13h. Nos demais horários, as solicitações devem ser direcionadas às unidades.

As críticas e sugestões para melhoria contínua do serviço do HC devem ser realizadas diretamente à assistente social ou por meio do questionário de Avaliação do Atendimento.

Objetos particulares

O HC não se responsabiliza pela perda ou furto de objetos de valor e pertences de pacientes e acompanhantes.

Refeições

As refeições dos pacientes são controladas pelo Serviço de Nutrição e Dietética, de acordo com a prescrição médica. Não é permitida a entrada de alimentos no hospital.

O acompanhante de apartamento tem direito ao café da manhã. Acompanhantes de pacientes idosos e menores de 18 anos têm direito a todas as refeições.

No caso de refeições não cobertas pelo convênio, o acompanhante poderá realizar a compra do ticket refeição no Núcleo de  Internamento do HC. O cardápio estará disponível no local.

Horário/Local da venda do ticket refeição:
Núcleo de Internamento: Seg a Sex: das 07h30 às 17h
Recepção da emergência: nos demais horários e dias.

Refeições para acompanhantes:

Desjejum – 6h30 às 8h.
Almoço – 11h30 às 13h30
Jantar – 18h às 19h30

Refeições para pacientes:

Desjejum – 7 às 8h
Almoço – 11h45 às 12h45
Lanche – 15h às 15h30
Jantar – 18h30 às 19h30
Ceia – 21h às 22h

 Visitas e acompanhantes

Para os pacientes menores de idade, idosos e deficientes, é obrigatório a presença de acompanhante em tempo integral. O paciente com acomodação em apartamento poderá ter o acompanhante em tempo integral.

Não é permitido menores de 18 anos como acompanhante.

As visitas precisam obedecer aos seguintes horários:

– Apartamentos e enfermarias: das 10h às 12h e das 15h às 19h.

– Unidade de Cuidados Intensivos: das 11h às 12h e das 15h às 17h.

Os banheiros localizados nas enfermarias são de uso exclusivo dos pacientes. Os acompanhantes devem usar os banheiros localizados nas salas de espera/estar.

 Requeremos que os visitantes e acompanhantes NÃO utilizem trajes inadequados ao ambiente hospitalar: shorts, camisetas, roupas transparentes, trajes de banho e calçados abertos, etc.

 É proibido o acesso ao hospital com sacolas contendo gêneros alimentícios. É proibido trazer flores e plantas para o hospital.

Telefone

Toda ligação será cobrada de acordo com as tarifas da operadora de telefonia, acrescida de taxa de 10%.

Informações gerais

É proibido fumar nas dependências do hospital.

Não fechar a porta dos quartos com chave, para a segurança do próprio paciente.