Nova marca, novos serviços. Saiba detalhes em entrevista

Qual o perfil assistencial do Hospital da Cidade atualmente?

O HC trabalha com os perfis clínico, cirúrgico e pediátrico.

Quais são os principais serviços oferecidos ao paciente? De que forma estes serviços se destacam?

O Hospital possui emergência 24 horas com atendimento de pacientes adultos e pediátricos.  Dispõe de 20 leitos de Unidade de Cuidados Intensivos com equipe especializada e atendimento de excelência, além de unidade de consultórios para atendimento eletivo (agendado) em 24 especialidades clínicas e cirúrgicas e
unidade de Gastroenterologia com realização de procedimentos endoscópicos (Endoscopia digestiva alta e colonoscopia).

Além disso, também dispomos de Serviço de Bioimagem com diversos exames nas áreas de ultrassonografia, tomografia computadorizada e outros exames especializados como Ecocardiograma e Dopller vascular além de outros exames na área de cardiologia (Mapa, Holter, ECG) e centro cirúrgico para realização de procedimentos de baixa, média e alta complexidade.

– Quais os próximos investimentos em tecnologia para auxílio ao diagnóstico?

O Hospital adquiriu recentemente um novo Tomógrafo computadorizado e modernizou sua Unidade de bioimagem. Está investindo em novos equipamentos para o Centro de gastroenterologia e uma nova torre de vídeo para realização de procedimentos diagnósticos e terapêuticos.

– O Hospital da Cidade desenvolve trabalhos de humanização? De que forma eles beneficiam o paciente?

A humanização faz parte da nossa Missão e, por isso, desenvolvemos continuamente ações voltadas sobretudo para o acolhimento e cuidado aos nosso pacientes familiares, buscando cada vez mais valorizar a Experiencia do nosso paciente em toda a sua jornada no Hospital. Desenvolvemos ações lúdicas, principalmente em datas comemorativas, voltadas para pacientes, familiares e colaboradores, como, por exemplo, música ao vivo nas Unidades de Internação e UCI, Maquiagem e massoterapia no Dia da Mulher, dentre diversas outras iniciativas.

– O Hospital da Cidade tem, ao longo da sua história, uma relação próxima com ensino e pesquisa, por meio do NEP. De que forma ele funciona hoje e o que uma unidade de saúde agrega com este tipo de investimento?

O Hospital da Cidade (HC) desenvolve práticas educativas desde a sua criação, no ano 2000, e é referência em qualidade na formação de recursos humanos em medicina crítica no Estado. Atualmente, possui parcerias com 27 entidades envolvendo instituições de saúde, instituições de ensino superior e escolas técnicas, desenvolvendo programas de excelência tanto na Graduação quanto na Pós Graduação na áreas médicas e multiprofissionais preparando profissionais de qualidade para o mercado e para o nosso corpo de colaboradores.

O Ensino favorece ao Hospital fixar excelentes profissionais que atuam na área assistencial e como supervisores de ensino garantindo qualidade na assistência aos pacientes.
Na área da Pesquisa temos evoluído nos últimos anos gerando publicações Nacionais e Internacionais, principalmente na área de Medicina Intensiva, dando visibilidade e reconhecimento cientifico do Hospital.

– O hospital mudou a sua marca recentemente. Qual foi o principal objetivo com esta mudança?

Buscamos uma marca mais moderna e que valorizasse as quatro forças do Hospital que são Medicina Crítica, Cirurgia, Ensino e Pesquisa e Eficiência Assistencial.
As cores Vermelha e Verde foram escolhidas por representarem, simbolicamente, Saúde, Acolhimento e Crescimento.

A mudança da marca veio também no momento dos 18 anos do Hospital. Entendemos ser um momento de amadurecimento institucional e necessidade de preparação e atualização para essa nova fase.

Essa nova fase veio acompanhada também das várias melhorias na estrutura física do Hospital, com uma nova Fachada, novo Passeio de entrada, nova Bioimagem, reforma do centro de consultórios e em breve, conclusão da reforma da Unidade de Internação.

– Quais os próximos desafios à frente da direção técnica do Hospital da Cidade?

O grande desafio dos Hospitais no atual momento do mercado de saúde é garantir sustentabilidade frente ao momento de instabilidade econômica e política que vivenciamos no País, o que levou a muitas pessoas perderem o acesso aos planos de saúde.  Particularmente na saúde privada, é a busca por um modelo de qualidade e segurança na assistência aos pacientes com o máximo de eficiência.

No HC estamos buscando fortalecer nossos Serviços médicos através de uma valorização do nosso corpo clínico em busca de resultados cada vez melhores consolidando nossas parcerias com nossas equipes médicas de referência.

Continuaremos com as reformas e melhorias estruturais visando maior conforto e segurança para os pacientes, familiares, colaboradores e corpo clínico.
Estamos buscando fortalecer o posicionamento do Hospital da Cidade no mercado com novos modelos de relacionamento com as operadoras e planos de saúde e novos parceiros, ampliando nossas possibilidade de atender a comunidade de Salvador.